A festa
Feira de Produtos
Para quem quer levar para casa um pouco dos melhores produtos coloniais produzidos na região pode circular pela feira de produtos coloniais, que reúne um mix variado de produtos caseiros deliciosos, entre eles compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias e artesanato rural.
Corte
da Festa
A Rainha e Princesas da Festa da Colônia são uma atração à parte. Circulam pela Festa, fazem fotos com os visitantes e mostram uma simpatia que cativa a todos. São elas: a Rainha Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo, e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo.
O evento surgiu para relembrar a primeira celebração comunitária da cidade de Gramado, a Festa das Hortênsias, realizada em 1958. As Soberanas têm entre as suas responsabilidades divulgar o evento e participam diversas vezes das celebrações de abertura ou encerramento das atividades.
Bandinhas e
Grupos Folclóricos
No Palco Principal, que fica em frente aos Biers, ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Neste ano a Festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical nacional. Super Banda Choppão, Brilha Som, Portal da Serra, La Montanara e Banda Real são alguns nomes que estarão no evento.
MAIS DE 30 ATRAÇÕES DIFERENCIADAS
Festa dos Espantalhos
Com muita criatividade, os espantalhos são decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizada para espantar os pássaros das plantações.
​
Os espantalhos serão decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizado para espantar os pássaros das plantações. Este concurso possibilita que as empresas locais participem, deixando seus bonecos estilizados, contribuindo para o embelezamento do evento e expondo também a sua marca.
O vencedor receberá um Espantalho de Cristal, da Cristais de Gramado. A decoração dos espantalhos acontece dia 27 de abril, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais.
DIVERSOS BONECOS AO LONGO
DA BORGES DE MEDEIROS
Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português
Espaço destinado ao resgate da memória dos primeiros colonizadores, entre eles, português, alemães e italianos, mostrando e apresentando ao público local e visitantes o cuidado e a preservação com a história do município.
​
Estes espaços contemplam objetos antigos, tipicamente característicos de cada cultura, vestimentas, escritos e manuscritos deixados pelos antepassados.
Escolinha Rural
A escola oferecerá oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. Haverá também uma contação de históricas com ludicidade e encantamento da narrativa de um lindo encontro com brincadeiras de crianças que moravam em uma colônia gramadense. Tudo isso estruturado em uma Brizoleta transferida da Serra Grande, interior de Gramado, para um espaço nobre na Festa.
Este espaço tradicional também será palco de visitas guiadas que poderão ser feitas através de agendamento prévio via WhatsApp (54) 99640-7576 e será uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães, italianos e portugueses vivendo com isto a história de Gramado.
Danças
típicas culturais
No Palco Principal, diversas apresentações de grupos de danças folclóricas, corais e bandas, proporcionam momentos únicos de entretenimento e diversão. A alegria dos participantes, a vestimenta e os costumes são algumas das peculiaridades demonstradas pelos grupos que se apresentam durante o período da festa.
Desfile de Carretas
A carreta puxada por bois é um equipamento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural.
O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 4 e 11 de maio, às 15 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. Estarão participando cerca de 28 carretas decoradas.
Jogos Rurais
Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.
Capela da Colônia
​Uma autêntica igrejinha do interior do Município está retratada na entrada da Festa. No local poderá acontecer renovação de votos, pedidos de casamento e as orações.
Desafios da Colônia
Serão momentos de brincadeiras onde os alunos de teatro do Programa de Artes Pedro Henrique Bertolucci orientados pela educadora artística, Miriam Torres, promoverão competições lúdicas e convidarão os visitantes da Festa da Colônia a vivenciarem junto com seus familiares essas competições interativas.
Será uma verdadeira invasão de famílias de imigrantes que irá tomar conta da Festa da Colônia de Gramado para desafiar o público a sentir na pele todo trabalho por trás de cada gostosura deliciada nesta festa tão regional e genuinamente gramadense.